Conheci tanto o Rogério quanto o seu trabalho muito antes de encontrá-lo pessoalmente pela primeira vez. O conheci pelo seu irmão Fernando, então meu aluno na Escola Municipal em São Paulo, e seu trabalho através do Tulio Pires, que havia adquirido o primeiro cello feito por Fagundes. O que posso dizer então, é que mesmo antes de encontrá-lo pessoalmente, eu já admirava e respeitava o trabalho do Rogério, sempre atento buscando a perfeição, admiração, respeito que me levaram a ter em Rogério o meu luthier em São Paulo, que indico a todos amigos e alunos. Mas disse isso apenas do seu trabalho sempre minucioso e extremamente profissional, quando o conheci, passei a admirar o ser humano atrás deste grande luthier. Rogério é mais que um grande profissional, é um grande homem.
A última grata surpresa da família Fagundes foi conhecer Luciano, que está fazendo arcos incríveis, da primeira remessa dois alunos adquiriram e eu encomendei uma cópia de Peccatte pra mim.
Para mim a primeira coisa a ser pensada é se a mão de obra é boa, ou seja, se o luthier tem toda capacitação necessária pra entregar um serviço de primeira. Em seguida procuro ver se a qualidade do material utilizado é o que há de melhor ofertado no mercado. Um bom luthier, como no caso do Rogério, agrega esses dois componentes: mão de obra excelente e o uso de material de alta qualidade.
Alegria e satisfação de termos aqui no Brasil ao nosso alcance um Luthier tão fantástico como Rogério Fagundes, tenho plena confiança em seu trabalho.
Conheci o primeiro violoncelo de Rogério Fagundes alguns anos atrás, enquanto ele ainda estudava seu ofício em Cremona. Chamou minha atenção o acabamento impecável e especialmente o timbre da corda lá, que era encorpado e possante, sem ser metálico. Acabei comprando um violoncelo fabricado por ele (modelo Rugeri) no ano passado e estou muito contente. Além disso, me sinto muito seguro em recomendar seu ateliê para meus alunos, quando precisam de algum tipo de reparo e/ou sonorização. Parabéns, Rogério! Continue assim...
Beleza incontestável, facilidade ao tocar, excelente projeção de som sem perder a elegância no tom são atributos que você encontrara nos instrumentos feitos pelas mãos habilidosas de Rogério Fagundes.